Escritório Contábil Virtual

Antes de cadastrar sua Chave PIX no seu Banco conheça alguns detalhes

Publicado por: Ricardo Assolari | 06 de outubro de 2020

Conheça os detalhes sobre a Chave PIX antes de cadastra-la em seu Banco

Nesses últimos meses temos sido bombardeados pelos bancos para fazer um pré cadastro e ou cadastrar a nova Chave PIX para transferências instantâneas entre os bancos começando a vigorar a partir de 16 de novembro de 2020. Explicarei de forma simples o que é, como funciona e algumas dicas antes de cadastrar.

O que é a Chave Pix

É a nova forma eletrônica de transferência monetária entre pessoas físicas e jurídicas e servirá também para pagamentos instantâneos de impostos, tarifas, compras em estabelecimentos fixos e e-commerces disponibilizando o valor transferido para o usuário recebedor em aproximadamente 10 a 20 segundos, ou seja, praticamente em tempo real, e o mais importante o serviço estará disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano.

O Pix foi criado e regulamentado pelo Banco Central que assegura que as operações financeiras no País terão maior Disponibilidade, Velocidade, Conveniência e Segurança tudo isso de forma simples e rápida utilizando apenas seu celular para confirmar a operação.

Nessa etapa inicial os bancos estão proibidos de cobrarem tarifas de Pessoas Físicas e Empresários Individuais, no que tange operações envolvendo empresas o Banco Central do Brasil deixou em aberto a possibilidade de tais cobranças.

O TED e ou DOC não serão extintos, mas com a isenção e ou redução dos custos de transferências utilizando o PIX com o tempo o TED e o DOC tendem a ficar em desuso.

Cadastramento da Chave PIX em seu Banco

Desde o dia 05/10/2020 começou a corrida dos bancos para solicitar o cadastramento da sua chave PIX para que a partir do dia 16 de novembro você possa utilizar essa modalidade de transferência, antes de ir se cadastrando entenda melhor como funciona e os tipos de chaves.

Quais os tipos de chaves do PIX posso cadastrar e como funcionará

As Chaves do Pix poderão ser cadastradas e vinculadas da seguinte forma:

1 – Vinculando seu Número de CPF/CNPJ;

2 – Vinculando seu Endereço de e-mail;

3 – Vinculando seu Número do telefone celular

4 – Criando uma combinação numérica aleatória escolhida pelo usuário

 

Segundo o Banco Central os clientes pessoas físicas podem ter apenas 5 chaves para cada conta da qual for titular, enquanto os clientes pessoa jurídica podem ter 20 chaves para cada conta do qual for titular.

Você pode usar chaves distintas para vincular as diferentes contas transacionais, como por exemplo:

Usar o número de telefone celular vinculado à conta corrente no Banco X, usar o CPF vinculado à conta poupança no Banco Y, usar o e-mail vinculado à conta de pagamento no Banco Z, etc.

Contudo, não é possível vincular uma mesma chave para mais de uma conta, como por exemplo:

Vinculei meu CPF no Banco Y, se tenho conta no Banco X, não posso vincular o meu CPF tenho que vincular meu e-mail, celular ou combinação numérica aleatória.

Outro detalhe importante é que após feita a solicitação da Chave PIX do cliente ao seu banco, será enviada pelo Banco Central o tipo de vinculação e será gerado um QR Code, esse QR Code será de uso pessoal.

O Banco Central regulamentou que quem pretende transferir sua Chave PIX para uma conta em outra instituição é necessário acessar o canal da instituição de destino e requisitar a portabilidade de sua chave.

Orientações antes de Cadastrar a sua Chave PIX

Agora que já sabemos o que é, para que serve e as formas de veiculação da sua chave PIX segue algumas orientações:

 

  • Mesmo que você possua apenas uma conta bancária não cadastre todas as opções de Chave PIX para transferências em um único Banco, pois a portabilidade pode ser algo demorado;

 

  • Se você possui conta bancária em um banco que utiliza com pouca frequência cadastre uma Chave PIX de “Combinação Numérica Aleatória” e deixe as outras opções para vincular na instituição Bancária que utiliza com maior frequência isso evita o trabalho da portabilidade;

 

  • Inicialmente cadastre apenas uma das Chave PIX vinculando seu CPF, Celular ou e-mail principal no banco em que tenha maior movimentação até que entenda o funcionamento da ferramenta;

 

Por fim o PIX é uma nova ferramenta que tem o acompanhamento, controle e regulamentação pelo Banco Central do Brasil, ou seja, não se trata de nenhuma ferramenta criada por empresa independente, se você quiser maiores informações pode também acessar o modulo de perguntas e respostas do BC acessando o link: Perguntas e Respostas sobre PIX – Banco Central

 

Até mais.

 

Ricardo Antonio Assolari

Contador, Consultor e Diretor da Assolari Assessoria Contábil

www.assolari.com.br – 41 3329-9297 – Curitiba – Pr