Escritório Contábil Virtual

Receita Reduz para 6 Meses a Validade do Radar / Siscomex para Importadoras e Exportadoras

Publicado por: Ricardo Assolari | 28 de maio de 2019

 

A partir de 15/06/2019 a Receita Federal reduziu o prazo de validade na Habilitação da pessoa física para a prática dos atos no SISCOMEX / RADAR para 6 (seis) meses, o prazo anterior era de 18 (dezoito) meses. Essa alteração afeta diretamente as empresas que atuam com Importação e Exportação.

Caso a empresa fique por mais que 6 (seis) meses sem efetuar importação ou exportação terá sua habilitação do Siscomex suspensa e terá que refazer todo o processo do Radar independentemente da modalidade que possua.

Destacamos que este prazo é renovado a cada operação de Comércio Exterior realizada no sistema SISCOMEX da Receita Federal.

Atualmente as modalidades para importação e exportação são:

  • Expressa exportar ou importar até US$ 50.000,00 em um período de 6 meses;
  • Limitada  – exportar ou importar até US$ 150.000,00 em um período de 6 meses, ou;
  • Ilimitada – Não tem limite de importação e ou exportação.

 

As mudanças foram introduzidas pela Instrução Normativa da Receita Federal – IN RFB nº 1.893/2019, de 14 de maio de 2019, publicada em 16/05/2019 DOU.

A regulamentação completa quanto a habilitação do RADAR e Sistema Siscomex para importadores e exportadores está previsto na Instrução Normativa da EFB 1603/2015.

Você que não é nosso cliente sabia que a Assolari Assessoria Contábil é especializada e presta  suporte na parte fiscal, contábil e departamento de pessoal para importadores e exportadores? Conheça nosso serviço Especializado para Empresas de Importação e Exportação no link a seguir.: http://assolari.com.br/especialidade/empresas-de-importacao-e-exportacao-comercio-exterior/ 

Assolari Assessoria Contábil – Dpto Fiscal