Escritório Contábil Virtual

A partir de 17/06/2019 será exigido Certificado Digital para Abertura e/ou Alteração de empresas

Publicado por: Thaís Lopes Mathias Fajardo | 14 de junho de 2019

A partir de 17 de junho de 2019 A Junta Comercial do Paraná – JUCEPAR começará a exigir o uso do certificado digital padrão e-CPF para quem for abrir uma empresa somente em seu nome, conhecida juridicamente como “Empresário Individual”, no cronograma disponibilizado pelo órgão prevê a obrigatoriedade do uso do Certificado Digital, vinculado ao CPF do sócio, antes mesmo de abrir a empresa para que o documento de criação da empresa seja assinado digitalmente. A parte boa disso é que não será mais necessário o reconhecimento de firmas em cartórios e esse cronograma será implantado gradativamente incluindo outros tipos societários de empresa e, no futuro, em todas as aberturas de empresa e alterações contratuais será necessário o uso do Certificado Digital em nome dos sócios.

A JUCEPAR que é o órgão de Registro de empresa do estado do Paraná, informa que tal medida visa maior agilidade e segurança nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas e reforça que o certificado digital tem a mesma validade da assinatura reconhecida em cartório.

Abaixo segue o cronograma de implantação do Uso do Certificado Digital e-CPF:

CRONOGRAMA PROGRESSIVO DE DATA DE IMPLANTAÇÃO DO
REGISTRO DIGITAL JUCEPAR
Tipo JurídicoData de Implantação
Empresário Individual17 de junho de 2019
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI15 de julho de 2019
Sociedades Limitadas12 de agosto de 2019

Após os prazos estabelecidos no cronograma, não serão aceitos documentos por meio físico, sendo necessário a assinatura através do e-CPF do sócio, a Resolução Plenária número 05/2019, que regulamentou o uso da certificação digital, teve uma inovação que foi a autorização do uso do certificado digital e-CPF padrão A1 que tem um custo menor ao empresário.

Lembramos que a Assolari Assessoria Contábil é uma ITS ou seja um posto de Atendimento da SafeWeb Certificação Digital e podemos emitir qualquer certificado digital que precise com valores muito competitivos fale com nossa Agente pelo  WhatsApp 41.99705-2939 ou acesse o link: https://assolari.com.br/servico/certificado-digital-curitiba/

 

Caso deseje algum esclarecimento entre em contato com nosso Comercial ou Departamento Societário.

 

Fonte Base: http://www.juntacomercial.pr.gov.br/arquivos/File/publicacoes/resolucoes/2019/RESOLUCAO_PLENARIA_05-2019.pdf

 

Assolari Assessoria Contábil

Dpto Societario